Grupo de estudos ligado à Comhur inicia atividades com debate sobre trabalho e subjetividade

Junho 15, 2023

No próximo dia 22 de junho, às 14h, na sala 205 do Bloco de Salas de Aula da UFOP, têm início as atividades do Grupo de Estudos sobre Relações de Trabalho – Gertru, vinculado à Comhur/UFOP. O encontro inaugural contará com a participação do professor Roberto Coelho do Carmo, que tratará do tema “Trabalho e Subjetividade”.

Roberto do Carmo é assistente social, com mestrado e doutorado em Serviço Social, oportunidades em que se dedicou a estudar o sofrimento no trabalho. Docente no curso de Serviço Social da UFOP, suas pesquisas e projetos têm como foco a saúde dos trabalhadores em tempos de capitalismo flexível.

O Gertru é um grupo que surgiu de demandas relacionadas à atuação da Comhur na universidade. De um lado, o contato com servidores nas visitas setoriais indicaram o interesse pelo aprofundamento das questões relativas à humanização das relações de trabalho e adoecimento. De outro, os integrantes da Comissão desejam também se dedicar ao estudo sistemático do tema, seus fundamentos e aspectos relacionados ao trabalho, à mediação e solução de conflitos, à conciliação, assédio, saúde e subjetividade.

As reuniões e participação no grupo são abertas a todos que desejem. O objetivo é colocar em discussão, a partir de pesquisas e estudos, questões que envolvam relações de trabalho, com ênfase para o serviço público e as instituições de ensino superior. As reuniões terão periodicidade mensal, sempre na terceira ou quarta semana do mês.

Para o encontro do dia 22, embora a participação seja livre e aberta, pede-se o preenchimento do formulário de inscrição, acessível pelo link https://forms.gle/d46dUU8dV1V3rr5L9.

Para outras informações, entre em contato pelo e-mail comhur@ufop.edu.br.