Primeiro encontro do Gertru reúne TAEs, docentes e estudantes

Junho 27, 2023

Na quinta-feira, 22/06, o Grupo de Estudos sobre Relações de Trabalho – Gertru, vinculado ao Comhur/UFOP, realizou o seu encontro inaugural no Bloco de Salas de Aula do campus Morro do Cruzeiro. O debate, com o tema "Trabalho e Subjetividade" foi conduzido pelo professor Dr. Roberto Coelho do Carmo,  do curso de Serviço Social da UFOP, que desenvolve pesquisas sobre saúde do trabalhador a partir do modelo do capitalismo contemporâneo. O encontro, que foi acompanhado por  técnicos-administrativos, docentes e estudantes, rendeu bons debates sobre questões pertinentes ao mundo do trabalho, relações interpessoais e institucionais, além de aspectos específicos sobre o ambiente laboral na universidade.

Primeiro encontro do Gertru debate trabalho e subjetividade
Primeiro encontro do Gertru debate trabalho e subjetividade (Foto: Catarina Pimenta)

Roberto trouxe uma reflexão acerca do trabalho e do modo como ele submete os sujeitos no mundo capitalista, produzindo uma relação propícia ao sofrimento e à insatisfação subjetiva. Submetido à relação de venda da força de trabalho e sua contrapartida em forma de salário, em meio às exigências de cumprimento de rotinas e produtividade, o trabalhador subordinado não se realiza plenamente em termos subjetivos, o que pode contribuir para a eventual insatisfação, para o sofrimento e adoecimento.

Durante o debate, os servidores levantaram questões como a sobrecarga de tarefas, a pouca clareza quanto às atribuições dos cargos nos diferentes setores, a dificuldade de comunicação, bem como lamentaram a pequena participação dos gestores em debates como esse.

As reuniões e participação no grupo são abertas a todos que desejem. O objetivo do grupo é colocar em discussão, a partir de pesquisas, estudos e outras informações qualificadas, questões que envolvam relações de trabalho, com ênfase para o serviço público e as instituições de ensino superior. As reuniões terão periodicidade mensal, sempre na terceira ou quarta semana do mês. O próximo encontro do Gertru está previsto para o dia 27 de julho e os detalhes serão divulgados em breve. Participe!